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                           A troca dos filtros de óleo no prazo determinado pelo fabricante do veículo é fundamental para manter o motor saudável, dentro dos limites de desempenho, consumo e de emissão de poluentes Carolina Vilanova Proteger os componentes internos do motor e garantir o bom funcionamento e a vida útil do conjunto. Esse é o principal objetivo de um filtro de óleo lubrificante, um componente de fácil manutenção e simples instalação, mas que muitas vezes é esquecido pelo motorista, provocando sérios danos ao motor e colocando em risco seu desempenho e durabilidade. A troca do filtro está descrita no manual do proprietário, assim como o tipo de óleo e filtro que devem ser usados. É essencial que a aplicação seja correta para que as especificações sejam atendidas. Muitos motoristas levam o carro para trocar o óleo no posto, mas deixar o serviço por conta de um profissional capacitado, ou seja, um mecânico, reduz os riscos de uma troca errada ou de uma aplicação incorreta. Conforme as explicações da Bosch, o filtro previne que os contaminantes e a sujeira que se acumulam no óleo lubrificante durante o funcionamento do veículo entre em contato com as partes móveis do motor, prejudicando o conjunto. Para garantir o seu perfeito funcionamento e a proteção do motor é necessário efetuar a manutenção preventiva rigorosamente. E os fabricantes insistem: o ideal é trocar o filtro todas as vezes em que o motorista trocar o lubrificante do carro. Essa medida serve para evitar que o óleo novo se misture com o usado, que está contaminado de combustível (resultado da queima não perfeita), água, carbonização e metais (do desgaste natural do motor). Esses resíduos ficam acumulados no filtro e podem acelerar o desgaste das partes móveis e componentes internos do motor, além de formar borra (cra-queamento das moléculas do óleo). 
| Funções do óleo do   motor - Reduzir a fricção entre as peças - Reduzir o desgaste e a perda de potência - Eliminar partículas abrasivas das superfícies de fricção - Dissipar o calor fonte: Bosch |    
| Contaminantes que podem   causar danos ao motor - Partículas orgânicas e inorgânicas de pó - Partículas provenientes do desgaste do motor - Água proveniente da condensação - Ácidos gerados pelo processo de combustão - Combustíveis não queimados - Decomposição dos aditivos do óleo Fonte: Bosch |  Componentes
 A Junta de vedação - Resiste a altas temperaturas e garante 100% de impermeabilidade durantetoda a vida útil do filtro B Corpo do filtro
 - Possui proteção anticorrosiva e éaltamente resistente à pressão e aos componentes metálicos C Meio filtrante - Novo papel filtrante que proporciona maior vida útil, resistência a altas temperaturas D Válvula de segurança (bypass) - Permite que o motor continue sendo lubrificado, mesmo que o filtro de óleo esteja saturado ou obstruído, até que o mesmo seja substituído- E Válvula de retenção (antirretorno) - Evita que o óleo do filtro retorne ao cárter depois que o motor é desligado, garantindo lubrificação imediata quando o motor voltar a funcionar Manutenção "O filtro de óleo passou por uma grande evolução para atender as especificações atuais dos motores e para ser alojado em espaços cada vez mais reduzidos. Além disso, os componentes internos são mais eficazes, pois a tecnologia dos materiais de filtragem sofreu aprimoramentos", conta Vilmar Betarello, do Marketing Comercial da Bosch. Filtros avariados A Bosch orienta que o técnico escolha a aplicação correta para determinado carro, pois o modelo do filtro depende do veículo, ano e motorização. "Sempre de acordo com as especificações do manual de proprietários, inclusive em relação ao tipo de óleo", completa. De acordo com a Mann Hummel, a manutenção incorreta dos filtros pode resultar nos seguintes problemas: - Vazamento por falta de aperto: se o filtro não estiver com o aperto ideal (de ¾ a 1 volta) pode haver vazamento, não só no instante da instalação, mas também depois quando o veículo estiver em uso (devido ao aumento da temperatura do motor). Se não for corrigido em tempo, podem ocorrer danos graves, inclusive levando a parada total do motor. - Vazamento por trinca na caneca: quando o filtro é montado com auxílio de alguma ferramenta, pode-se acabar marcando (amassando) a caneca, o que gera um ponto fraco, sujeito à fadiga do material. Com a pulsação natural do sistema de lubrificação do motor, esse ponto pode trincar, gerando vazamento do óleo do sistema. - Parada do motor por aplicação incorreta: cada grupo de motores exige especificações diferentes de papel, pressão de abertura de válvulas e eficiência de filtragem, entre outros. Não respeitar a aplicação indicada para o veículo pode prejudicar permanentemente partes móveis e componentes internos pela passagem excessiva de contaminantes, por exemplo, ou abertura precoce ou tardia das válvulas. Instalação Ao instalar um filtro, o técnico da Mann-Hummel, André Luiz Gonçalves, orienta verificar se não há amassado no filtro do óleo e se a aplicação está correta. "Ao remover o filtro usado, verifique se a junta saiu junto com o filtro ou se ficou presa no bloco. Limpe muito bem a região de assentamento da junta no bloco do motor com um pano - e não com estopa - para evitar que fios e outros contaminantes fiquem grudados na região de vedação ou, ainda, sejam levados pelo óleo para dentro do motor", complementa. O engenheiro da TecFil, Roberto Rualonga, explica ainda que caso o filtro do óleo não seja trocado corretamente pode ocorrer o desgaste prematuro do motor e com isso aumentar a folga entre as peças moveis, fazendo com que aja um consumo maior de óleo lubrificante, persistindo nesta falha pode chegar ao travamento do motor. 
 Como trocar
 O primeiro procedimento que o técnico deve efetuar é remover o protetor do cárter, para ter acesso ao bujão de escoamento do óleo. A Bosch indica que o dreno seja feito de maneira convencional, ou seja, por baixo do carro, para esgotar todo o óleo, principalmente, aquele acumulado no fundo do cárter, onde na maioria das vezes se acumula a sujeira também. Nessa matéria fizemos a troca do filtro de um veículo Chevrolet Corsa, ano 2006, motor 1.8 Flexpower. 1) Comece retirando a tampa de abastecimento do óleo e a vareta indicadora do nível do motor, para melhor escoar o óleo sujo que está dentro do cárter. 2) Esgote o totalmente óleo através do dreno, não esqueça que o motor ainda deve estar aquecido.   3) Em seguida, remova o filtro usado. Se for necessário, use uma ferramenta projetada para a operação. (3a) Obs.: O filtro removido, assim como o óleo usado, devem ser descartados corretamente para preservação do meio ambiente. (3b) 4) Antes da instalação, limpe a área de vedação do bloco do motor com um pano limpo. Evite usar estopa para não deixar fiapos, que podem provocar vazamento e mau funcionamento do filtro. 5) Verifique se a junta de vedação do filtro está bem assentada em seu alojamento.   Obs.: Uma dica importante é lubrificar o anel de vedação do filtro antes da instalação para escorregar e deslizar melhor o anel. 6) Rosqueie o filtro no cabeçote até a junta encostar na área de vedação do motor. Depois, aperte manualmente de 3/4 a 1 volta, aproximadamente. Se não apertar corretamente pode causar vazamento e até fundir o motor.         Obs.: outra dica prática é usar uma lixa para rosquear, para que a peça fique mais rugosa e facilite na hora de apertar com o torque indicado.   7) Coloque o bujão de escoamento e feche a saída, para encher o cárter com o óleo lubrificante novo e corretamente especificado para o veículo. Nesse caso é um semi-sintético do tipo 10W40.   8) Antes de tirar a medida, dê a partida no carro e verifique se a lâmpada indicadora do painel se apaga após 10 segundos, no máximo. Desligue o motor, para fazer o líquido circular e ter a medida ideal: 3,5 litros.   9) Após alguns minutos, verifique se há vazamento de óleo na região da vedação; se houver, reaperte manualmente. Muita atenção > Deixar passar o tempo, causa prejuízo no motor > Óleo parado tem que ser trocado > Verifique se o óleo está preto e grosso > Óleo não especificado não danifica o filtro, somente reduz a vida útil do motor > Não troque o óleo sintético por mineral ou vice-versa. > O uso de ferramentas para montar o filtro, pode danificar o corpo do mesmo, gerando vazamentos durante o funcionamento do motor. > A válvula de segurança faz o óleo voltar para o motor para não fundir o motor e continuar funcionando. Colaboração técnica: V8 Centro Automotivo Fonte: revista o mecânico – edição 184 |