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Amortecedores
Problemas causados por amortecedores em mau estado:

  • Pulos descontrolados das rodas
  • Desgastes irregulares dos pneus
  • Desgastes prematuros das peças da suspensão
  • Desconforto ao dirigir
  • Falta de segurança
  • Perigo ao frear
  • Falta de aderência nas curva

Escapamentos
O escapamento é a peça fundamental para o desempenho, conforto e civilidade no uso do veículo. O Silencioso sofre todos os tipos de solicitações, químicas e mecânicas.
Seu perfeito funcionamento é indispensável para um bom desempenho do motor, que é calibrado para operar sob determinadas condições de velocidade dos gases, contrapressão e temperatura.
O silencioso tem como objetivo reduzir os ruídos gerados pela combustão dos gases do motor, além do ruído provocado pelo choque dos gases com o meio ambiente, cuja velocidade e intensidade são gradualmente reduzidas pelo redirecionamento dos gases em seu interior.

Serviços de Suspensão
É o conjunto de peças compreendido por eixos, molas, amortecedores, rodas, caixa de direção, pivôs, terminais, etc...
A função deste conjunto é propiciar estabilidade, dirigibilidade, conforto e segurança para o veículo. Para isto é necessário uma combinação de vários componentes interligados tais como:

  • Amortecedores
  • Molas
  • Pivôs
  • Bandejas
  • Terminais
  • Rolamentos
  • Barras de direção
  • Juntas homocinéticas
  • Buchas
  • Batentes
  • Articulador
  • Caixa de direção
  • Trizetas
  • Componentes diversos (Guarda-Pó, calços, parafusos, etc...)

Alinhamento
O alinhamento é especificado pelo fabricante do veículo a fim de oferecer uma maior estabilidade do veículo, melhor dirigibilidade e otimização do grau de esterção. Um carro desalinhado pode trazer conseqüências graves, como por exemplo um acidente (o alinhamento é medido em graus e regulado no terminal de direção).
Dicas de quando se deve alinhar o seu automóvel: A cada troca de pneus. Quando os pneus estiverem apresentando desgaste excessivo na área do ombro. Desgaste da banda de rodagem do pneus em forma de escama. Quando um pneu tem maior desgaste que o outro. Vibração do automóvel. Volante duro. O automóvel puxa para os lados quando o motorista larga o volante. O automóvel desvia e puxa para os lados quando os freios são acionados. Alinhar a cada 10.000 Km.

Balanceamento
É a operação efetuada nos conjuntos roda/pneu dos automóveis para que durante o movimento o contato dos pneus com o solo seja uniforme, um pneu desbalanceado causa alguns danos como: Trepida a direção Perde tração e estabilidade Fica difícil manter o carro na trajetória Há desgastes prematuros de rolamentos, amortecedores e terminais de direção. Desgaste acentuado e irregular dos pneus. Faça um novo balanceamento quando perceber esses problemas ou a cada 10.000 Km.

Caster
É o ângulo de inclinação do pneu para frente (positivo) ou para trás (negativo). O caster é responsável pela estabilidade direcional do automóvel, quando suas medidas estão muito fora do original, ocorre um desgaste total e prematuro da banda de rodagem do pneu e possibilita também o veículo puxar para o lado em que a medida estiver incorreta.

Cambagem
A cambagem é determinada pela inclinação da parte superior da roda, para dentro ou para fora do automóvel.
Quando positiva em excesso, Há um desgaste no ombro externo do pneu.
Quando negativo em excesso, há um desgaste no ombro interno do pneu.

Freios
Tem por finalidade controlar a moderação de velocidade, a parada e a imobilização do veículo quando estacionado. É uma das partes mais importantes e vitais de um veículo.
Devidamente conservado e ajustado, proporciona ao motorista a garantia de uma frenagem segura sob as mais diversas condições de tráfegos

Injeção Eletrônica
É um sistema de gerenciamento composto de uma central eletrônica que recebe informações de sensores instalados no motor e controla, entre outros sistemas, a injeção de combustível e a ignição.
Os sistemas de injeção são constituídos basicamente de sensores e atuadores.
Sua principal função é formar a mistura de ar e combustível necessária ao perfeito funcionamento do motor, mantendo os índices de emissão de poluentes dentro do padrão estabelecido pelo Código de Trânsito Brasileiro.

Molas
São componentes da suspensão e trabalha junto com os amortecedores tem como função sustentar o veículo. É também função das molas, dissipar choques entre o conjunto da suspensão e carroceria do veículo.

Embreagem
O conjunto de embreagens é formado basicamente por:

  • Platô
  • Disco
  • Rolamentos
  • A função deste conjunto é propiciar além da facilidade das trocas de marchas, o desempenho, conforto e segurança para o veículo

Pneus
É o pneu que liga o veiculo ao solo. Ele é composto por borracha durável tecnicamente definida para suportar o peso do veiculo e trafegar em diversos tipos de terrenos em velocidades diferentes. Atualmente os pneus são radiais e sem câmara, os quais ao serem perfurados por um objeto, o próprio objeto vedará o furo evitando a perda da pressão total do pneu, permitindo que rode com o veiculo até que seja consertado. A parte do pneu que está em contato com o solo é a banda de rodagem, seus variados desenhos definirão os benefícios que o pneu pode propor ao usuário. Portanto, ao optar pela troca de pneus, é importante saber as condições climáticas, de solo ou peso que serão usados os pneus.

Rodas
São elementos que fazem parte do conjunto de suspensão dos veículos. Elas garantem perfeita concentricidade e acoplamento dimensional entre o pneu e o aro, que permite reduzir vibrações, aumenta o conforto ao dirigir.
Certifique que as rodas e as peças de instalação (porca, arruela, anel, friso, anel separador e válvula), estejam em perfeita condição de uso. Em condição adversa pode provocar desgaste irregular dos pneus, das peças da suspensão, desconforto do motorista, passageiro, danificar a carga a ser transportada e provocar acidentes.

Baterias
É um acumulador de energia elétrica que tem a função de fornecer energia no momento da partida do motor do veiculo até que o motor funcione pela própria queima de combustível. Além disso alimenta com energia todo o sistema elétrico do veiculo no momento que o motor não está em funcionamento.
Existem dois tipos de baterias: Convencionais, que requer a manutenção periódica, quanto ao abastecimento com água destilada, e Seladas, que a manutenção não requer este cuidado pois a água ao evaporar retorna para os vasos por uma câmara de retorno transformando vapor em forma de água novamente. No entanto, os dois tipos requer que o sistema elétrico do veiculo esteja em perfeito funcionamento para a durabilidade da bateria.

Óleo & Filtros
O filtro de óleo funciona como uma rede que retém as impurezas do óleo circulante do motor. Substitua-o a cada duas trocas de óleo, ou conforme a recomendação do fabricante. O filtro de ar impede que partículas entrem na câmara de combustão. Quando eles estão sujos, o veículo rende menos e consome mais combustível. O filtro de combustível retém possíveis impurezas, antes que ele chegue ao motor.

Ar - Condicionado
Calotas
Homocinéticas
Caixa de Direção
Cubos & Rolamentos
Bandejas
Protetor de Carter
Correia Dentada
Bomba D'Agua
Palhetas
Extintores

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